Coringa (2019): A humanização do homem sempre garantida, até quando ele é misógino

gi del fuoco
3 min readMar 8, 2023

--

Google Imagens

Quando eu vi que no Festival de Veneza este filme tinha sido aplaudido e ganhado prêmio eu fiquei um pouco com o pé atrás. Também quando vi as inúmeras comparações com Táxi Driver eu pensei: hm, vai dar merda. Fãs de filme de arte sabem o que Táxi Driver é.

Fãs de filme de arte não gostam de niilismo. Embora tenha todo o melodrama, o fim é a última opção, porque ainda há vida, logo pode haver mudanças. Sim, confesso que ver Coringa tecnicamente como filme de arte foi o que mais me irritou. Se tornou “cult”.

Se tem uma coisa que sempre lidei a minha vida inteira foi com incels e este filme nada tem a ver com incels. Se tem uma coisa que sempre me interessei muito foi com a saúde mental de pessoas como Coringa, mas não vi um filme preocupado com a saúde mental.

Explico os porquês: os incels apenas estão se projetando nesse filme porque, assim como Coringa, não aceitam e não entendem que homens brancos, que são filhos, que tem sua importância (mínima que seja) sejam fracassados. É, fracassados pelo mesmo medidor que seus semelhantes criaram. Olhem os massacres e vejam fisicamente os rapazes que cometem eles. Pergunto: você já falou com algum incel? Já viu como um incel te olha? O papel da atriz Zazie (que nem se quer tem nome no filme) mostra bem: incels não quer saber da sua humanidade, não quer seus medos, não quer saber seus perigos, quer apenas que você, ainda mais se for mulher, esteja disponível para suas frustações sempre… e é por isso que eles dizem odiar o feminismo… porque o feminismo (o qual acredito) tira mulheres do papel vitimizador, coisa que um incel não consegue sozinho, fazem dos extremos; quem morre ou quem mata, porque para eles as suas fantasias são as mais importantes. Mas continua sendo um filme que não é sobre incel.

_____

Vi piadas dizendo que o Coringa é um trabalhador que se fode para sustentar tudo. O que ele sustenta exatamente? O que é um trabalhador? Trabalhador que mata todos menos seu patrão? Não soa… estranho?! Isso mostra a decadência de produções sobre trabalho vindo da esquerda. É, esse filme não é de esquerda. Esse filme representa a esquerda como vazia. Representa que precisa de um herói, uma personalidade para tocar o berrante, não tem construção de um pensamento comunitário, tem animais selvagens, assim como a direita nos vê. Animais que não tem razões suficientes para estarem protestando, só querem vandalizar. Ou vocês viram alguém ali protestando pelos cortes nos tratamentos de saúde mental? Filmes têm de mostrar. Não falar. Não que falem por eles. Aliás, isso foi mais um motivo para criticar a esquerda: motivos vocês têm, mas ainda preferem o absurdo. Não está sendo assim agora?

Inclusive, um dos assessores do atual presidente chamou este Coringa de “esquerdista e sem deus” = vazios. Logo, niilistas?! Repare bem nisso.

Bom, antes de saírem dizendo que é um filme de esquerda, recomendo conhecer o diretor rs.

Sobre o politicamente incorreto: não, não acho bacana. Mas achei brilhante: o filme conseguiu em 2019 usar todos os clichês de piadas com mulheres e ainda vender como filme de arte. Ele fez o que todos criticavam anos atrás: justificar com o humor todos os preconceitos. Aliás… é só humor! Que mal tem? Parabéns ao diretor e ao roteirista, deram um giro na galera, parabéns!

Sobre palhaços: eu não gosto de palhaços, bobos da corte, para mim, só servem para isso: enganar. Não gosto de ser enganada, performar fingimentos, assim como o escroto do Felini fazia. Todas sua produções são antifeministas, Maria do Socorro Aguiar Pontes, que estuda mulheres de Felini me explicou bem isso e como ele nos engana, é um palhaço mesmo.

Falando nisso, a tentativa de humanizar a todo momento o Coringa foi interessante, conseguiram humanizar até a relação dele com a arma. Comovente. Fálico. Castrativo.

______

A dança: típico de filmes que chamam a liberdade do corpo. Mas só se dança em uma escada quem não quer ser libertado, mas visto. Basta ver qualquer outro filme com dança.

No fim é isso, castrados não me comovem mais, porque não fui que criei isso, foram seus semelhantes e aliados de seus semelhantes.

--

--